segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ondas solitárias demonstram dilatação do tempo prevista por Einstein‏ II

Vórtice Josephson
Nessas junções ocorre um fenômeno chamado vórtice Josephson, um campo magnético localizado e espacialmente restrito que pode ser acelerado no interior do material. Quando o vórtice Josephson se aproxima da velocidade da luz naquele material, ele pode começar a sofrer efeitos relativísticos.

Um desses efeitos é a chamada contração de Lorentz, uma contração no comprimento dos sólitons. Mas, até agora, a medição do outro efeito relativístico - a dilatação do tempo - não havia sido conseguido experimentalmente.
Demonstrando a dilatação do tempo.
"Tem sido difícil observar a dilatação do tempo para um vórtice Josephson em movimento porque nós precisamos de alguma coisa interna funcionando como um relógio para medir o tempo em seu quadro de referência," explica o professor Franco Nori.

"Nós não encontramos esse relógio nas junções Josephson tradicionais, mas nós descobrimos um que pode existir nos vórtices de junções Josephson grandes e largas," diz ele.

O "relógio" descoberto por Nori e seus colegas é uma onda não-linear que se propaga ao longo dos vórtices Josephson, pertencendo, portanto, ao quadro de referência do próprio vórtice. As excitações são associadas com distorções nos vórtices, podem assumir virtualmente qualquer formato e se mantêm por um longo tempo enquanto a onda está se propagando.

Segundo os pesquisadores, elas funcionam como uma espécie de ponteiro dos minutos de um relógio, mantendo o tempo no quadro de referência do sóliton em movimento.

Aplicações práticas
A descoberta tem grandes implicações, muito além de mais uma comprovação da Teoria da Relatividade. "Este efeito poderá ser utilizado para transferir informações e em guias-de-onda para [equipamentos operando na freqüência da] radiação Terahertz," dizem os pesquisadores
.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=ondas-solitarias-solitons-dilatacao-do-tempo-einstein&id=010130090216

Nenhum comentário:

Postar um comentário