sábado, 28 de fevereiro de 2009

Cientista é acusado de desviar milhares de dólares de projeto da NASA

Miami, 26 fev (EFE)

- Um cientista e professor da Universidade da Flórida e vários membros de sua família foram acusados de supostamente terem cometido uma fraude contra a NASA (agência espacial americana) que chegaria a centenas de milhares de dólares, informaram hoje as autoridades.

Agentes do FBI (Polícia federal dos Estados Unidos) revistaram os escritórios do cientista Samim Anghaie, de
59
anos e professor de engenharia radiológica, acusado de "obter ilegalmente centenas de milhares de dólares de fundos do Governo" da NASA.

A investigação destaca que o cientista, sua esposa, Sousan, de
54
anos, e os dois filhos são suspeitos de preparar faturas "fraudulentas" através das quais desviaram para si centenas de milhares de dólares.Na universidade, Anghaie dirigia o Instituto de Propulsão e Poder Nuclear Espacial Inovador na cidade de Gainsville, Flórida.

A agência tinha concedido ao cientista duas verbas para estudar o uso do poder nuclear nas viagens espaciais. A investigação se centra na companhia New Era Technology Inc. (Netech), criada em 1988 como uma empresa de pesquisa de alta tecnologia.

A mulher do cientista presidia a companhia, que, desde
1999, obteve 13 contratos federais no total de US$ 3,4 milhões, dos quais US$ 2,5
milhões procediam da Nasa, segundo os documentos divulgados nos tribunais.Aparentemente, uma grande parte do dinheiro foi desviada das contas da companhia a outras pessoais para comprar veículos e imóveis, segundo uma declaração juramentada de agentes do FBI e de um inspetor da agência espacial.

Os agentes federais alegaram que a Netech e, "particularmente, Sousan Agnhaie, falsificaram os indicadores de trabalho e informação de orçamentos sobre propostas de contratos certificados enviados à NASA".

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1019435-5602,00-CIENTISTA+E+ACUSADO+DE+DESVIAR+MILHARES+DE+DOLARES+DE+PROJETO+DA+NASA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário