sábado, 21 de fevereiro de 2009

Brasileiro simula Marte para "criar" água líquida‏.

Felipe Maia -da Folha Online

O cientista brasileiro que detectou a existência de água líquida em Marte já convenceu vários colegas de que a sua proposta é consistente e está se preparando para um experimento para reforçá-la.
Nilton Rennó, da Universidade de Michigan (EUA), um dos pesquisadores envolvidos na missão da sonda espacial Phoenix, da Nasa (agência espacial americana), pretende simular em laboratório as condições atmosféricas do planeta vermelho.
O objetivo é verificar se a substância aparece da forma como foi observada pela sonda. Após análise, Rennó interpretou as imagens como sendo de líquido, conforme noticiado pela Folha Online em agosto.
A alta concentração de sais é o que permitiria à água marciana ser líquida em baixas temperaturas.Rennó já submeteu para publicação um estudo sobre o assunto, assinado em conjunto com mais 22 cientistas. O trabalho deve sair na revista científica "Journal of Geophysical Research - Planets".

Para indicar a presença de água líquida, foram usadas imagens e medidas térmicas registradas pela sonda. Nas fotos, é possível ver o que seriam pequenas gotículas de água em uma das pernas da Phoenix.
Rennó diz que "bolsas" de líquido são formadas por uma água com alta concentração de perclorato de magnésio. Isso permite a existência de água líquida mesmo a uma temperatura média de -53ºC.
Provas de que essas formações escorregam, gotejam e se fundem na perna da Phoenix dão força à teoria do cientista . Entretanto, alguns cientistas dizem acreditar que os pontos vistos no local são apenas grãos de gelo ou, no máximo, uma espécie de gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário