sábado, 21 de fevereiro de 2009

Desvendando o Internauta-padrão, parte 1: o crente- V

Eu sou um Internauta-padrão crente!!! E agora???
Se você caiu em uma ou outra pegadinha, relaxe. Certamente, sua vida anda corrida e, em um momento de fraqueza, foi surpreendido. Seu estágio como Internauta-padrão crente só existe por uma razão simples: falta de checagem.

Não importa se a informação chegar a você como uma propaganda, ou um hoax. Mesmo as fontes mais sérias costumam não apenas veicular publicidade, mas especialmente cometer erros. Claro que é chato pisar na bola. Mas mais chato é propagar a mancada como se fosse algo real ou alarmista.

Pode acreditar: não é a primeira vez e nem será a última vez que alguém será surpreendido por algum dado falso. E nem mesmo o Google pode ser julgado: ele não separa o joio do trigo, só traz opções baseado nos seus critérios de busca. Entre elas, talvez esteja a resposta desejada, ali entre alguns erros primários de informação e as manipulações movidas por algum interesse pessoal.

Por isso, antes de reclamar ou ameaçar o autor da sacanagem, lembre-se que você não pode obrigar os outros a terem bom senso ou análise crítica. Mas você pode. Na pior das hipóteses, desconfie de tudo, sempre. Caso ache um exagero, ao menos mantenha algum ceticismo, sempre no limite do bom senso. Pode ser que não salve vidas, mas pelo meios evita aquele "forward" desnecessário no e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário