sábado, 21 de fevereiro de 2009

Brasileiro simula Marte para "criar" água líquida‏.III

Vida extraterrestre
A água líquida é um ponto-chave na pesquisa sobre a possibilidade de Marte abrigar vida. A substância nesse estado é fundamental, embora estudos indiquem que água salgada demais impeça a existência de micróbios como os da Terra.
Novas missões de sondas em Marte nos próximos anos podem ajudar a comprovar de vez a presença de água líquida. Será necessário, por exemplo, fazer novas medições de condutibilidade elétrica do solo, para analisar sua formação química.
A Nasa deve lançar em 2011 o Mars Science Laboratory, que permitirá saber se Marte é capaz de abrigar a vida microbiana. A ESA (Agência Espacial Europeia) cogita mandar mais dois veículos robóticos para explorar a superfície do planeta em 2015.
Apesar de estar convicto da descoberta, Rennó reconhece que é preciso ter mais dados para uma comprovação cabal. "Na ciência, a dúvida sempre vai existir até que uma outra missão faça uma medição independente", diz.
É como no caso da presença de gelo em Marte, que vinha sendo mostrada havia anos. Foi só em 2008, com a Phoenix, que um artefato humano "tocou e sentiu o gosto" da substância.

(Fonte: Felipe Maia/ Folha Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário